quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Tablet na Educação


Algumas instituições de ensino brasileiras incluíram um inovador item na lista de material escolar para 2011: tablet.  Essa iniciativa tem como objetivo principal integrar a Educação em sala de aula à realidade tecnológica. A ideia é inserir o tablet e aos poucos substituir cadernos, livros e apostilas.
Ricardo Falco, diretor do Colégio Integral na unidade de Cambuí, afirma que “o tablet facilita o acesso à informação, a interatividade e vai tornar as aulas mais dinâmicas. Todo o material didático, os livros, os jornais e revistas poderão ser encontrados no tablet”.
Pedro Graça, diretor de mercado da instituição de ensino Estácio, pretende investir em tablets em sala de aula, a partir de agosto deste ano, e afirma que “estamos trocando um custo pelo outro. Trocaremos a despesa de impressão e despacho, pelo tablet. Por isso não haverá aumento na mensalidade. A ideia é que isso chegue a todos os cursos. O Direito será um projeto piloto”.
Por hora, o desafio maior das instituições de ensino que desejem incluir o tablet em sala de aula será formar profissionais de educação aptos a utilizar essa tecnologia como transmissora de conteúdo; além de ter capacidade para oferecer o equipamento aos alunos e conexão de rede apropriada.
Chaim Zaher, diretor presidente do SEB, diz “as escolas terem tablet é um processo irreversível, pois ele é a mídia do futuro”.

Nenhum comentário: