Aloizio Mercadante, Ministro de Ciência e Tecnologia, anunciou hoje (12) que o tablet iPad será produzido no Brasil a partir de novembro de 2011.
Essa iniciativa, fruto da parceria entre a empresa norte-americana Apple e a chinesa Foxconn, faz parte do plano de investimentos da China no Brasil. Vale ressaltar que em 2010 a China liderou o ranking de investidores no Brasil, com negócios que somaram cerca de US$ 17 bilhões.
Detentora de 03 fábricas em território nacional brasileiro – Manaus (AM), Indaiatuba (SP) e Jundiaí (SP) – a Foxconn já é considerada uma das maiores fabricantes de aparelhos eletrônicos no mundo e responsável pela produção de Sony, Dell, HP, Sony Ericsson, entre outras marcas.
Com relação à revolução dos tablets no Brasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior já estuda a inclusão dos tablets no Processo Produtivo Básico (PPB). De acordo com o Ministério das Comunicações, esse fato possibilitará a redução de impostos do equipamento e o barateamento do mesmo para o consumidor final. Estima-se que os tablets produzidos no Brasil terão redução de 31% nos preços em comparação com os importados, uma vez que o IPI cai de 15% para 3% e o ICMS, caso a produção seja no estado de São Paulo, reduz de 18% para 7%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário