segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Com a “computação verde”, Facebook já economizou mais de US$ 200 mil

A empresa de Mark Zuckerberg está aplicando uma técnica no seu DataCenter, que está economizando uma bela quantia financeira, graças a uma melhor gestão do fluxo de ar.

Nos DatasCenters, o que mais consome energia, são os sistemas de refrigeração, que impedem que os centros de dados sofram de aquecimento excessivo. Daí, o Facebook, percebeu que estava gastando a mais e que poderia resolver este problema. A empresa estudou as leituras de temperatura e umidade de todo o seu datacenter e usou um software de dinâmica de fluidos para analizar o movimento do ar e depois localizar as áreas dentro do datacenter que eram demasiadamente quentes e outras eram muito frias.

Depois dessa análise, foi constatado que os ares quente e frio se misturavam acima e ao redor dos corredores dos seus servidores. A partir daí foi criado um projeto de contenção que evita que o ar frio escape, por causa de um plástico especial. Com isso, a empresa fechou 15 controladores de ar, economizando exatos 230 mil dólares.

Nenhum comentário: