sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Google lança seu encurtador de URL

A Google lançou agora para o público seu serviço de encurtador de URL para concorrer com o Migre.me, que é brasileiro e o Bit.ly.

Esse serviço da gigante de buscas já havia sido apresentado no fim de 2009, mas o serviço só funcionava dentro de aplicações da própria empresa.

A interface do Google URL Shortener é tão limpa quanto seu site. Há uma caixa para a colagem do endereço longo do site e um botão Shorten (encurtar). Todos os endereços terão o prefixo http://goo.gl.

O encurtador ainda oferece estatísticas sobre a quantidade de clicks nas últimas duas horas, no dia, semana e mês. Ainda quem se cadastrar ou usar sua senha Google, poderá fazer um histórico do uso da ferramenta.

Eles afirmam que o encurtador buscou três objetivos: estabilidade, velocidade e segurança. No caso de uma URL encurtada apresentar algo suspeito como malware, phising ou spam, um alerta será exibido.

Quanto a privacidade as URLs encurtadas não revelam a identidade de quem as criou e o histórico só poderá ser acessado pelo dono da conta e as informações analíticas são exibidas de forma agregada.

E um dos grandes diferenciais do encurtador é que será possível criar códigos QR - códigos bidimensionais que, lidos por softwares instalados em celulares com câmera, levam o usuário a visitar determinado site.

Para criar o código QR basta o usuário colocar o link a ser encurtado e após essa etapa, colocar “.qr” no final do link já encurtado. Exemplo: http://tecnomidiablog.blogspot.com/ depois irá ficar http://goo.gl/Vc1B e na sequência basta colocar http://goo.gl/Vc1B.qr e ficará assim:

Nenhum comentário: