quarta-feira, 19 de maio de 2010

Poderemos ter 9 digitos nos celulares em 2015

Em 2015 os números de todos celulares do Brasil poderão ter 9 dígitos. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu uma consulta pública aberta para toda população opinar sobre o assunto e a consulta também poderá criar o DDD 10 além do 11 existente em São Paulo.

Ronaldo Sardenberg, presidente da Anatel afirma que a criação do código de longa distância 10 seria apenas em São Paulo. . "A diferença é que quem fizer ligação de número fixo terá que saber se o DDD é 10 ou 11. Isso dobra a quantidade de números válidos de celular, já que poderá haver dois números iguais, com a diferença apenas que o DDD de um é 10 e o de outro, é 11".

De acordo com Sardenberg, essa idéia de criar o novo código apenas para São Paulo, é a solução mais rápida e possível de ser implementada em curto prazo, pois segundo a estimativa da Anatel, São Paulo tem nove milhões de números disponíveis para celulares, que acabarão em novembro.


A intenção da Anatel, a princípio, é que este novo DDD seja usado apenas para os modens 3G, para ganhar tempo até que os nove números sejam implantados em todo país. A última mudança ocorreu em 2005, quando os telefones passaram de sete para oito dígitos.

Nenhum comentário: