quarta-feira, 26 de maio de 2010

Sony lança TV mais fina que fio de cabelo

Você já ouviu falar na tecnologia OLED? Pois é, essa é a próxima tecnologia que vai revolucionar o mercado. Uma de suas principais características é que ela possui luz própria. Com isto não necessita de luz de fundo ou luz lateral, (backlight ou sidelight) e ocupa menos espaço, dois fatores que tornam a tecnologia muito interessante para uso em computadores de mão e notebooks e a Sony aproveitou-se disso e lançou no mercado uma TV de 11” que possui 80 micrômetros de espessura, que é mais fino que um fio de cabelo.

Com essa espessura a tela pode ser enrolada manualmente, em objetos cilíndricos com raio de 4mm e até canetas. Apresentado durante uma feira em Seattle, EUA, ela pode reproduzir vídeos sem distorções mesmo esticado.

A tela possui 432x240 pixels de resolução e taxa de contraste de 1000:1. Há três anos atrás a Sony lançou uma tela nas mesmas características, porém com 3mm de espessura.
Outra grande vantagem da tecnologia OLED é do ponto de vista sustentável, pois ela é muito mais econômica que as de LCD e LED, utilizando até 40% menos de energia que um LCD, utiliza menos matéria prima e é mais resistente.

Nenhum comentário: